sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

EM VILA RICA, SUA ARTE















Walkiria Assunção
Em Vila Rica situam-se várias capelas projetadas e decoradas por Antônio Francisco. Uma delas, a da Confraria dos Negros de São José, da qual era membro, teve as obras iniciadas por volta de 1773. No ano interior, o Aleijadinho havia feito a planta da Capela-mor.
A Capela da Confraria de Nossa Senhora das Mercês e dos Perdões, mais conhecidas como Mercês de baixo, tem proporções de igreja. O Padre João Fernandes, sob cujo patrocínio foi das Mercês e Redenção dos Cativos.
NAS MINAS, SUAS IGREJAS
Não so por Vila Rica estão espalhados os testemunhos da arte arquitetônica de Antônio Francisco Lisboa, mas também pelas cidades vizinhas: Tiradentes, São João del-Rei, ´Sabará, Morro Grande, Congonhas do Campo.
Em São João del-Rei, o Aleijadinho projetou a capela da Confraria dos Terceiros de São Francisco, iniciada em 1773 e inaugurada, em parte, no ano seguinte. Incumbiu-se também da decoração externa e interna do templo.
Na cidade de Tiradente, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, o Aleijadinho elabourou o projeto da fachada para a matriz de Santo Antônio. O trabalho, que incluía o plano da porta e das tôrres, data de 1810. O restante da matriz não é obra sua.
Em Sabará, a Ordem Terceira do Carmo, em 1762, decidiu construir sua capela. As obras foram iniciadas no ano seguinte. De planos do frontispício da igreja, executado por outro mestre de obras.
Em 1779, entregou esculturas de São Simão Stock. Dois anos depois, executou a balaustrada, o coro e os púlpitos.
A matriz de Morro Grande é uma reedificação da antiga igreja de taipa, que datava de 1713. O Aleijadinho participou da decoração, esculpindo uma imagem de São João Batista para o fontispício. Não se sabe ao certo se é dele também a nova planta.Parece que não é obra sua.
Em Congonhas do Campo, planejou o Santuario de Bom Jesus de Matosinhos, cujas obras foram iniciadas em 1758. Vários artífices participaram e sua contribuição está anotada no Livro de Receita e despesa do Santuário. à frente existe um adro, em forma de terraço, ornado por doze estátuas de profetas. Ao adro conduz uma rampa, ladeada de sete capelas, que contém cenas da Pixão de Cristo, os chamados passos sacros ou Via Crucis.
SÃO FRANCISCO, SUA OBRA PRIMA.
Em 1765, a Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência, estabelecida em Vila Rica, decidiu construir uma capela. Cinco anos depois, obteve a licença do rei para realizar seu projeto. E encarregou o Alejadinho de fazê-lo. A construção foi iniciada em 1776 e concluída em 1794.
O artista traçou a planta a talha e a escultura do frontispício. Fez os dois púlpitos, nos quais esculpiu figuras de santos. Dele são também a pia batismal, as imagens das Três pessoas da Santíssima Trindade e dos anjos que adornam o altar principal. Todo o teto da capela-mor é enfeitado de esculturas suas.
Por seu trabalho, o Aleijadinho recebeu a quantia de um conto e setecentos e oitenta e oito mil réis, sendo catorze mil e quatrocentos réis referentes ao projeto da nova portada, e o restante do pagamento pelo plano da tribuna do altar-mor e pela talha. Esses dados estão registrados nos livros de contas da Ordem. Um pouco de dinheiro por uma obra prima.
A simplicidade das formas da Igreja de São Francisco lembra ainda, vagamente, as tradições coloniais de construção, no que diz respeito ao aproveitamento das formas. A portada completa-se com um medalhão onde se insere a imagem de São Francisco de Assis. O conjunto da fachada apresenta-se como um delicado bordado sobre pedras.

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